DEFINIÇÃO DAS PROFISSÕES E FUNÇÕES DO ESPETÁCULO TEATRAL
1. Profissões com funções técnicas
Equipe de Aderecistas: Executam os adereços que foram pedidos pelo encenador ou cenógrafo e desenhados ou projetados pelo aderecista.
Assistente de direção de cena: Reporta ao diretor de cena responsável por um determinado espetáculo. Elabora as tarefas e rotinas do gabinete, segundo a orientação dos seus superiores. É responsabilizado e executa as funções de gestão sempre que lhe forem atribuídas e confiadas pelos seus superiores em determinados espetáculos.
Cabeleireira de cena: Executa os penteados, aplica as perucas, os bigodes, as barbas, etc.
Chefe de audiovisuais: Gere os materiais e equipamentos, bem como a equipe de audiovisuais.
Chefe eletricista: Responsável pela parte elétrica de cena e pela gestão da respectiva equipe.
Chefe maquinista e de montagem: Responsável pela montagem do cenário do espetáculo e gestão da respectiva equipe.
Contra – regra: Depende da direção de cena e é responsável pela aquisição, manutenção e utilização dos adereços que compõem o espetáculo. Os assistentes de direção de cena acabam também por executar estas funções.
Costureira de cena: Executante de guarda-roupa. Durante os espetáculos está no palco, de prevenção, para que possa resolver quaisquer anomalias com os figurinos.
Diretor de cena: Responsável pelos ensaios e espetáculos, pode também acumular funções de assistente de encenação. Gere a componente técnica e artística, é a pessoa com mais responsabilidade depois de o espetáculo estrear; deve ser um supervisor, mantendo a qualidade artística e técnica do espetáculo até ao final da carreira do mesmo. Tem por obrigação certificar-se diariamente de que estão reunidas as condições para que se possa abrir a sala ao público e começar um espetáculo. Se houver necessidade de substituição ou reparação de materiais referentes ao espetáculo, deve disso informar a direção técnica.
Diretor de produção: Gestor do orçamento e responsável pelo cumprimento dos prazos estabelecidos faz ainda a contratação de todos os elementos (técnicos e artísticos), bem como a elaboração dos contratos em colaboração com o jurista do teatro. Gere os diferentes orçamentos em conjunto com as outras direções e faz a articulação entre elas. Assegura os contactos de venda dos espetáculos e respectiva digressão. Tem ainda a responsabilidade logística dos artistas e da equipa técnica, a marcação de viagens, carros, hotéis, refeições, etc.
Diretor técnico: Responsável por toda a área técnica coordena todos os sectores técnicos, a manutenção de equipamentos técnicos e de palco e a aquisição de novos equipamentos. É o coordenador da equipa técnica (iluminação, sonoplastia, guarda-roupa, serralharia, maquinistas carpinteiros). Tem ainda a seu cargo a construção e a execução do projeto de maquete, apresentado pelo cenógrafo. Acompanha toda a montagem de espetáculo até o dia da estréia.
Maquilhadora de cena: Executa a maquilhagem decidida pelo encenador.
Mestra de guarda-roupa: Responsável pela execução dos figurinos que foram criados pela (o) figurinista. Chefia a equipe de costureiras.
Técnicos de luz: São os técnicos de luz que integram a equipe.
Técnicos de som e vídeo: São os técnicos de som e de audiovisuais que integram a equipe.
Zeladora de guarda-roupa: Ocupa-se da manutenção do guarda-roupa, lavagem, passagem a ferro, limpeza a seco, etc. Também na ópera e na dança, clássica e contemporânea.
2. Profissões com funções artísticas
Atores: Intérpretes dramáticos.
Aderecistas: Responsável pela concepção e execução dos adereços de cena (por exemplo, coroas, máscaras, bustos, flores, etc.).
Assistente de encenação: Apóia o encenador: No caso de assistente do encenador de uma ópera, deve ser entendido em música e ter a possibilidade de seguir uma partitura.
Bailarinos: Em regra, na ópera, são contratadas para cada produção específica e consoante as necessidades do espetáculo.
Cantores: Intérpretes vocais.
Cenógrafo: Criador da cenografia.
Coreógrafo: Criador da coreografia.
Diretor artístico: Responsável pela programação ou coordenação de espetáculos em uma instituição Cultural.
Dramaturgista: Elemento que escreve e faz pesquisa sobre o tema do espetáculo. Contextualiza um texto histórico no tempo e no espaço, apresenta outras possíveisleituras para um determinado texto dramático, escreve e/ou seleciona textos de apoio para o programa do espetáculo, etc.
Roteirista: Elemento que escreve o texto dramático, vulgarmente chamado também de autor.
Encenador: Encena o espetáculo. Criador e responsável pela criação artística é a pessoa com mais importância na pirâmide. A ele competem as decisões da escolha do elenco, dos outros criativos que em conjunto irão criar o espetáculo. É da sua responsabilidade a criação do espetáculo até ao ensaio geral, é ele quem marca a encenação, as entradas dos artistas em cena, as mudanças de cena, o intervalo, etc. Depois do ensaio geral, esta responsabilidade passa para o diretor de cena.
Ensaiadores: Ensaiam os bailarinos, individualmente ou por cenas, antes de se iniciarem os ensaios corridos no palco.
Figurantes: Estudantes de Canto, Teatro ou Dança e que fazem figuração e pequenos papéis. Os figurantes, regra geral, não cantam, falam ou dançam.
Figurinista: A pessoa que cria e concebe (por vezes em conjunto com a mestre de guarda-roupa) os figurinos do espetáculo.
lIuminador /luminotécnico /light designer: Criador da iluminação.
Maestro: Diretor musical é ele quem estabelece as regras, tempos e o caráter musical da obra que se irá interpretar.
Maestro do coro: Responsável pelo coro, é ele quem define e ensaia a obra musical que se irá interpretar.
Maestro ponto: Dá as entradas musicais aos cantores.
Mestres de bailado: São professores de dança mais qualificados.
Músicos: Podem pertencer a uma orquestra, conjunto ou atuar a solo. Interpretam instrumentalmente a obra musical.
Pianista correpetidor: Ensaia os cantores ou que acompanha as aulas de dança e os ensaios, quando ainda não há orquestra.
Ponto: Está escondido, seguindo o texto e dando deixas aos atores no caso de eles se esquecerem de partes do texto, essencialmente. Apoia durante os ensaios a memorização do texto por parte dos atores.
Professores de canto: Professores que regularmente preparam, ao nível vocal, os cantores.
Solista: Interprete instrumental ou vocal de uma obra musical.
Sonoplasta/sound designer: Criador da banda musical do espetáculo.
3. Profissões com funções de comunicação e imagem
Relações públicas: São os responsáveis pela imagem do teatro e têm a seu cargo os seguintes setores: bilheteiras; frente de casa; bares; loja; e venda de programas e merchandising. Organizam as estreias, enviam os convites e recebem os convidados e o público em geral. É o departamento que organiza o protocolo quando há necessidade disso.
Técnicos de Marketing: Exercem as funções relacionadas com a publicidade dos espetáculos, por vezes estão encarregados dos patrocínios e mecenato, em colaboração com outros serviços para esta área que, eventualmente, existam no teatro, etc.
Assessores de imprensa: Exerce as relações de comunicação com o exterior, através da imprensa; trabalham com os jornalistas e com toda a comunicação social.
4. Profissões com funções administrativas
Diretor administrativo: Responsável máximo da instituição;
Diretor financeiro: Gere o orçamento geral da instituição;
Departamento comercial: Responsável pelos patrocínios e mecenato para o teatro, aluguer das salas, etc.
Departamento de pessoal: Processa os ordenados e a gestão de pessoal.
Aprovisionamento: Compras e gestão de stocks de equipamentos diversos;
Expediente e arquivo: Correspondência e responsáveis pelo arquiva dor geral;
Nota Todas estas funções, variam de teatro para teatro. Em tournée, o Diretor de tournée acumula várias das funções descritas.
Fonte: http://pedravirtual.webnode.com/teatro/webquest/.