quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PESQUISA SOBRE PROFISSIONAIS DA ÁREA DO TEATRO

Curso superior de Tecnologia em Produção Cênica

                O principal objetivo do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica é formar profissionais capazes de produzir, planejar, captar e executar produções artísticas na área de Artes Cênicas, Teatro, Dança, Circo e Ópera, incluindo as interfaces com outras linguagens, com as áreas de Audiovisual e Artes Visuais, entre outras. O curso foi planejado para formar um profissional conhecedor do campo das artes cênicas, que conhece tecnicamente quais são as necessidades de uma peça de teatro, de um espetáculo de dança, de um circo ou de uma ópera.
                O curso é voltado também para a formação técnica do estudante, que tem aulas sobre iluminação cênica, maquiagem, figurino, cenografia, aulas de inglês, aulas de leitura e de produção de texto. Nosso intuito é que ele saiba redigir bem um projeto, usar os termos corretos de um projeto e interpretar as leis. Ele tem também aula de economia criativa e de empreendedorismo porque dentro desse universo das indústrias criativas existe um campo muito vasto a ser explorado. Com as aulas de design gráfico, o graduando vai aprender a produzir a imagem dos projetos artísticos, qual o melhor cartaz que vai traduzir o trabalho e também como convencer a imprensa a divulgar o projeto.
                O profissional formado se tornará um centro gerador do desenvolvimento de Produções Cênicas (teatro, música, circo, dança e artes visuais) e Produções Audiovisuais (filmes, vídeos, documentários e multimídias), contribuindo para a evolução e a criação artística, social, econômica e política do País. “O curso abrange também a parte de ética e legislação, muito deficiente em nossa área. É através dessa disciplina que o profissional fará um projeto e um contrato de trabalho. Ele vai saber tratar com o pequeno e com o novo empreendedor. Ao final do curso eles precisam, como trabalho de conclusão de curso, produzir algum espetáculo artístico no universo da música, da dança e da ópera.

1) De acordo com o texto explique com suas palavras o que vem a ser a tecnologia em artes cênicas e quais são os tipos de trabalho que o tecnólogo em artes cênicas pode desenvolve? Comente.

2) Que recursos tecnológicos são utilizados em um espetáculo de tecnologia em artes cênicas? E como são usados numa produção? Exemplifique.


3) Pesquise e descreva a origem, como desenvolve-se o processo de tecnologia em criação dos gêneros teatrais:
a- Teatro de Animação                           
b- Teatro de Sombras                        
c- Teatro Musical


4) No Mercado de Trabalho no Campo de Tecnologia do Teatro, pesquise e exemplifique com as suas palavras as principais funções para a realização de um espetáculo teatral, de acordo a divisão dos grupos de profissionais e suas funções:
a- Profissões com funções técnicas
b- Profissões com funções artísticas
c- Profissões com funções de comunicação e imagem
d- Profissões com funções administrativas



5) Assistam os vídeos sobre o trabalho de tecnologia em teatro de Otavio Donasci e faça uma síntese:
Acesse no You tube
“Videocast com Otávio Donasci, o pai das Videocriaturas” – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=APzIvne0TKo&t=147
 “Entrevista Otávio Donasci” – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=01wXUq1X7FA
Otávio Donasci - 30 anos de Videocriaturas”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NYHF6FrGG84&t=30s

Otávio Donasci teve a ideia de criar um híbrido, para o teatro, uma espécie de cyborg, metade gente metade máquina, utilizando um monitor de TV colocado, através de armações de plástico, em cima de um ator escondido sob mantos pretos. Após assistir os vídeos relacionados ao trabalho do artista, descreva qual a criação e como desenvolve esse processo de tecnologia em teatro. 


6) Assista ao Vídeo no You Tube e comente como as companhias de teatro explora os recursos e ferramentas de tecnologia digital em seus espetáculos:
a- Sin Sangre da Cia Chilena de Teatrocimena, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=nX0IlBMqPZY
b- Memória Afetiva de um Amor Esquecido da Cia Teatral Os Dezequilibrados, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_IxOEvIs5ck

7) Dê que maneira a tecnologia digital transformou a criação e a ação dos profissionais do campo do teatro. Quais foram as contribuições que as ferramentas de interface pode beneficiar para o aperfeiçoamento do processo de criação teatral? Justifique com suas palavras.


8) Pesquise duas companhias de teatro de grande repercussão no mercado teatral, sendo uma delas brasileira. Descreva sobre a origem, local, e processo de criação dos espetáculos teatral. Exemplifique como os profissionais exercem suas funções.


9) Pesquise e descreva sobre cursos de formação para o campo de atuação profissional em teatro em nossa cidade e região? Quais as instituições oferecem esses cursos. Quais universidades e faculdades oferecem essa formação? Cite também outras instituições.


10) Você já participou de uma produção teatral? Em qual função? Conte sua experiência nesta função contando o caminho trilhado (pesquisa, ensaio, equipamentos manipulados, tecnologias digitais utilizadas...). E já assistiu algum espetáculo, qual, onde como foi? Exemplifique sua resposta.



Atenção: todos alunos deverão realizar o Trabalho de Tecnologia em Teatro para compor a nota do 4º Bimestre. Fazer em uma folha de almaço e anexar a presente folha do roteiro de pesquisa.
Entregar do trabalho até dia 17 de outubro de 2017.

BOM TRABALHO. CAPRICHÊ, ASSUNTO DE PROVA OFICIAL DO 4º BIMESTRE/2017.
ATENCIOSAMENTE, PROFª JULIA CONSTANTINO COELHO



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:

COELHO, Julia Constantino. Arte. Disponível em: < https://artelinguagemcomunicacao.blogspot.com.br/ >. Acesso em: outubro de 2017.

CONJUVE (Conselho Regional da Juventude de Goiás). Curso superior de Tecnologia em Produção Cênica. Disponível em: < http://www.juventude.go.gov.br/noticias/148-basileu-fran%C3%A7a-abre-curso-superior-de-tecnologia-em-produ%C3%A7%C3%A3o-c%C3%AAnica >. Acesso em: outubro de 2017.

DONASCI, Otávio. “Videocast com Otávio Donasci, o pai das Videocriaturas” – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=APzIvne0TKo&t=147s>. Acesso em: outubro de 2017.

DONASCI, Otávio. “Entrevista Otávio Donasci”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=01wXUq1X7FA>. Acesso em: outubro de 2017.

DONASCI, Otávio. “Otávio Donasci - 30 anos de Videocriaturas”. Disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=NYHF6FrGG84&t=30s>. Acesso em: outubro de 2017.


SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: As profissões contemporâneas do campo da arte com interfaces em tecnologias digitais VERSÃO PRELIMINAR. Disponível em: <https://depiracicaba-public.sharepoint.com/SiteAssets/Paginas/DER/N%C3%BAcleo%20Pedag%C3%B3gico/Arte/As%20profiss%C3%B5es%20contempor%C3%A2neas%20do%20campo%20da%20arte%20com%20interfaces%20em%20tecnologias%20digitais%20-%202014.pdf>. Acesso em: outubro de 2017.

TEATROCIMENA, Cia Chilena de. Sin Sangre. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nX0IlBMqPZY>. Acesso em: outubro de 2017.


DEZEQUILIBRADOS, Cia Teatral Os. Memória Afetiva de um Amor Esquecido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_IxOEvIs5ck>. Acesso em: outubro de 2017.


VÍDEOS:










Profª Julia C. Coelho







Nenhum comentário:

Postar um comentário