quarta-feira, 29 de agosto de 2018

PESQUISA: As profissões contemporâneas do campo da música com interfaces em tecnologias digitais


ATIVIDADE DE PESQUISA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

1- Faça uma prevê resumo sobre a história da música? Como ela surgiu, se desenvolveu ao longo da vida até aos dias de hoje.

2- Descreva sobre a evolução das mídias, desde o surgimento do primeiro aparelho sonoro, a era do rádio, os vinis, até a era digital. E como a tecnologia transformou a indústria da música. Comente.

3- O que é indústria fonográfica? Exemplifique.

4- Descreva sobre a produção musical, exemplifique como se dá as etapas desde a, pré-produção, gravação, edição, mixagem, masterização e finalização.

5- O que é Certificado de Registro da Música, qual sua importância, e como e onde se faz?

6- O que é Direito Autoral, qual a sua legislação e a importância? Qual o processo para registrar o direito autoral?

7-  Pesquise sobre as profissões no campo de música com interfaces em tecnologias digitais:
a)  DJ:
b) Jinglista:
c) Produtor Musical:
d) Engenheiro de Som:
e) Sonoplasta:
f) Musicista:
g) Regente:
h) Compositor:
i) Arranjador:
j) Professor de música:
k) Editor de partituras musicais:
l) Luthier:
m) Negócios musicais:

8- Pesquise sobre os festivais de música mais importantes do mundo. Descreva sobre três deles.

9 - Roteiro do trabalho de produção musical:
a) Objetivo do trabalho;
b) Justificativa da escolha do gênero e estilo musical;
c) Enredo da música;
d) Paródia ou música de autoria? Identificar a música de inspiração e o interprete, ou o autor;
e) Descrever a letra do música (paródia ou de autoria) criada pelo grupo;
f) Recursos tecnológicos e softwares;
g) Descrição de como foi o processo de criação e produção do Vídeo Clipe;
h) Integrantes e função de cada no trabalho.

Orientações: Fazer a pesquisa e entregar no dia da prova. Responder em uma folha avulsa e anexar a esta.

Referências Bibliográficas:

COELHO, Julia Constantino. Arte. Disponível em: <http://artelinguagemcomunicacao.blogspot.com.br/ >. Acesso em: maio de 2018.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: As profissões contemporâneas do campo da arte com interfaces em tecnologias digitais VERSÃO PRELIMINAR. Disponível em: <https://depiracicaba-public.sharepoint.com/SiteAssets/Paginas/DER/N%C3%BAcleo%20Pedag%C3%B3gico/Arte/As%20profiss%C3%B5es%20contempor%C3%A2neas%20do%20campo%20da%20arte%20com%20interfaces%20em%20tecnologias%20digitais%20-%202014.pdf>. Acesso em: maio de 2018.

By Profª Julia C. Coelho


Um comentário:

  1. Dicas muito interessantes, vou tentar aplicar seus conhecimentos! muito obrigado por compartilhar com agente essas relíquias.

    ResponderExcluir